Medicina Interna Clínica Médica Clínico Geral

· 3 min read
Medicina Interna Clínica Médica Clínico Geral

O generalista pode trabalhar no SUS, em plantões de pronto-socorro, em salas de parto ou prestando atendimento em CTIs. Também pode prestar concursos públicos, alcançando a tão sonhada estabilidade. Pacientes com fraturas, dores  articulares e patologias tipicamente cirúrgicas, como hérnia umbilical ou apendicite, também não”, pontua.

  • Este médico trata de todas as doenças não-cirúrgicas, não ginecológicas e não obstétricas, e apenas em adultos.
  • O médico especialista em clínica geral está preparado para proceder com diferentes tipos de diagnósticos.
  • Eles são capazes de identificar as principais doenças que acometem as pessoas, recomendar as melhores terapias e fazer orientações preventivas.



Justamente por fazerem esse acompanhamento geral do paciente, eles também são os médicos ideais para realizar aquele famoso “check up” anual. Acompanhando os exames frequentemente, o clínico geral conhece o histórico do paciente, podendo identificar inclusive questões hereditárias. “Por isso, os clínicos gerais são ótimas referências para tratar de toda a família”, explica o médico. Em meio à extensa lista de especialidades médicas que existem atualmente, principalmente em decorrência do progresso das pesquisas nas áreas da saúde, o clínico geral é aquele que fica no meio de todas elas. Isto é, esse médico é o detentor do conhecimento geral do corpo humano, sendo habilitado a cuidar de muitas doenças que não exigem tratamento específico.  https://linkando.likes.fans/2p86fd6h , se esse for o caso, ele saberá para qual especialista encaminhar o paciente.

O Que Você Não Sabia Sobre O Clínico Geral


O titular também concorda estar ciente de que os dados pessoais coletados serão armazenados, para a mesma finalidade, pelo período de 3 (três) anos, ao fim do qual serão eliminados do nosso banco de dados. Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. A concepção popular de modo geral, é de que o clínico geral é um médico que ainda não especializou em uma área específica, mas a realidade não é essa. A sugestão do Dr. Pedro Chocair é que o adulto passe a ser como a criança que tem o seu clínico, que é o pediatra.


Saiba Como O Feegow Clinic Facilita A Confirmação De Consulta E Diminui As Faltas


É o clínico geral quem realiza a interlocução entre todas as especialidades quando o paciente apresenta um quadro complexo com múltiplas demandas. É por este motivo que ele é o responsável pela coordenação dos cuidados, não só na atenção  primária como nos demais níveis de atenção. Mesmo que o paciente não tenha uma queixa específica, é importante realizar estes exames para acompanhar sua saúde. Os exames de rotina ou check-up completo também são situações em que o clínico geral atua. Dessa forma, o médico ajuda a organizar as rotinas de administração de medicamentos e das condutas médicas. Essa relação com os pacientes permite um cuidado próximo, muito importante para pacientes crônicos ou que demandam cuidados mais constantes.


Por Que Dói? #10


Ele também pode ser plantonista e atuar em ambulatório/consultório, já que engloba a atenção primária e lida com uma quantidade considerável de doenças agudas e crônicas. Os residentes em clínica médica, de maneira geral, passam por atividades ambulatoriais, de emergência e hospitalares. Também têm os rodízios em especialidades e as atividades acadêmicas e de pesquisa. Isso porque a clínica médica é pré-requisito para todas as subespecialidades clínicas, exceto dermatologia e neurologia.